Ocorreu nesta terça, 28 de fevereiro, a abertura da exposição "A Presença Japonesa Em São Carlos" realizado pela Fundação Pró-Memória em trabalho que durou 2 anos resultando na exposição, no caderno de pesquisas e no documentário "A Associação Nipo Brasileira Em São Carlos".
O evento foi realizado na estação ferroviária da cidade e contou com a presença do prefeito Oswaldo Barba, do vice prefeito Emerson Leal, o líder do governo na câmara legislativa Lineu Navarro, da diretora presidente da Fundação Pró-Memória Ana Lúcia Cerávolo, da presidente da A.C.E.N.B. São Carlos Neusa Kurimori, de diversas personalidades e do grande público.
Após a abertura oficial da exposição houve uma pequena degustação de comida oriental (sushis, sashimis, yakissoba, rolinhos primavera) e sakerinhas. O grupo de taiko de São Paulo, Wadaiko Sho, se apresentou, o caderno de pesquisas foi lançado e distribuido e, ao final, o documentário foi exibido.
A exposição estará aberta de terça a sexta-feira das 8h às 17h e aos sábados das 13h às 17h, até março de 2013. A entrada é livre.
Início da cerimônia com o prefeito e representantes
Painel inicial da exposição
Painel sobre São Carlos
Primeiros visitantes
Painel do começo da história dos japoneses em São Carlos
Neste domingo de carnaval, 19/02, ocorreu a primeira matinê de carnaval pós-retomada da ACENB São Carlos na sede social. Depois do almoço, em sistema motiyori, as pessoas se divertiram com marchinhas clássicas de carnaval, confetes, serpentinas e espumas. A decoração do salão ficou à cargo do origami e do seinenkai. Devido ao feriado a participação foi pequena, mas nem por isso deixou de ser muito alegre. Foi uma boa primeira tentativa de retomada dessa tradição para o nipo São Carlos.
O projeto Percursos da Prefeitura de São Carlos através da Fundação Pró-Memória lançou postais de imóveis declarados de interesse histórico-cultural do município. Atrás de cada foto há a história desse imóvel que recebe uma placa com o mesmo texto a ser fixada no local para que qualquer cidadão ou visitante conheça mais da história do imóvel e, por conseguinte, do município.
São 25 postais a cada volume e no terceiro volume, a ser lançado nesse mês de fevereiro, a sede social da ACENB São Carlos finalmente tem seu lugar no projeto.
A Fundação Pró-Memória lançou o candelário 2012 sobre a comunidade japonesa de São Carlos. No verso de cada mês do ano há uma foto sobre essa história, antiga e recente.
Eis, a capa, contra-capa, texto de apresentação e algumas das fotos do calendário: