28 de fev. de 2012

Abertura Da Exposição "A Presença Japonesa Em São Carlos"

Ocorreu nesta terça, 28 de fevereiro, a abertura da exposição "A Presença Japonesa Em São Carlos" realizado pela Fundação Pró-Memória em trabalho que durou 2 anos resultando na exposição, no caderno de pesquisas e no documentário "A Associação Nipo Brasileira Em São Carlos".

O evento foi realizado na estação ferroviária da cidade e contou com a presença do prefeito Oswaldo Barba, do vice prefeito Emerson Leal, o líder do governo na câmara legislativa Lineu Navarro, da diretora presidente da Fundação Pró-Memória Ana Lúcia Cerávolo, da presidente da A.C.E.N.B. São Carlos Neusa Kurimori, de diversas personalidades e do grande público.

Após a abertura oficial da exposição houve uma pequena degustação de comida oriental (sushis, sashimis, yakissoba, rolinhos primavera) e sakerinhas. O grupo de taiko de São Paulo, Wadaiko Sho, se apresentou, o caderno de pesquisas foi lançado e distribuido e, ao final, o documentário foi exibido.

A exposição estará aberta de terça a sexta-feira das 8h às 17h e aos sábados das 13h às 17h, até março de 2013. A entrada é livre.

Início da cerimônia com o prefeito e representantes

Painel inicial da exposição

Painel sobre São Carlos

Primeiros visitantes

Painel do começo da história dos japoneses em São Carlos

Objetos típicos

Kimono e demais acessórios

Mais um painel

Alguns dos grupos nipos da cidade

Visão geral

Wadaiko Sho

Exibição do documentário